Parece que administrar dinheiro público virou uma atividade imobiliária de luxo. Enquanto a população enfrenta dificuldades para cobrar serviços públicos, quatro instituições instaladas no Rio de Janeiro ocupam imóveis cujo valor de locação de mercado alcança aproximadamente R$ 4,08 milhões mensais. Na conta anual, são R$ 48,94 milhões. O Ministério Público aparece com R$ 1,86 milhão por mês, a Dataprev com R$ 1,33 milhão, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária com R$ 530,4 mil e a Polícia Civil com R$ 358 mil. Não se trata de afirmar que esses valores são efetivamente pagos, porque são estimativas imobiliárias. Mas é justamente aí que começa o problema. Uma estrutura pública que movimenta cifras dessa dimensão precisa apresentar informações transparentes sobre quanto efetivamente desembolsa, por que escolheu determinados imóveis e quais estudos demonstram a economicidade das decisões.
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro ocupa aproximadamente 21,6 mil metros quadrados distribuídos em três edifícios, no Castelo, no Bay View e no Centro Empresarial Mário Henrique Simonsen, na Barra da Tijuca. A estimativa de mercado chega a R$ 22,32 milhões anuais. São aproximadamente 45,5% de todo o valor atribuído às quatro instituições analisadas. O custo referencial implícito é de R$ 86,11 por metro quadrado, acima da média de R$ 71,24 indicada para o segmento de Governo e Administração no Rio. Isso não prova sobrepreço, mas torna indispensável conhecer as condições contratuais, os critérios de escolha e a necessidade de ocupar três endereços diferentes. A instituição cuja função inclui fiscalizar a administração pública também precisa estar submetida à transparência sobre seus próprios compromissos imobiliários. Não basta exigir rigor dos outros. A prestação de contas começa dentro de casa.
O caso da Dataprev acrescenta uma contradição patrimonial que não pode ser tratada como simples mudança de endereço. A empresa pública de tecnologia e informações da Previdência Social ocupa aproximadamente 9,1 mil metros quadrados no Ventura Corporate Towers, com aluguel estimado em R$ 1,33 milhão mensais, enquanto prepara a transferência de cerca de 1.200 colaboradores para o edifício no Centro. Ao mesmo tempo, promove a venda de seu imóvel próprio em Botafogo, com aproximadamente 22 mil metros quadrados de área construída e lance inicial anunciado de R$ 138,78 milhões. A nova locação foi divulgada com valor contratual global de aproximadamente R$ 220,3 milhões e prazo de dez anos. Existe ainda a informação de uma obrigação mensal de aproximadamente R$ 367 mil referente a condomínio e IPTU. A divisão do valor global por 120 meses resulta em uma média de R$ 1,84 milhão, superior ao aluguel mensal divulgado de R$ 1,3 milhão. Essa diferença exige esclarecimento documental sobre a composição financeira do contrato. O Ministério Público Federal também apresentou manifestação em ação popular envolvendo a mudança, com questionamentos relacionados aos custos da operação. Não há prova, nos elementos disponíveis, de prejuízo ou irregularidade, mas seria absurdo tratar uma operação patrimonial dessa dimensão como mera troca de salas comerciais. Vender patrimônio próprio e assumir uma década de obrigações locatícias exige demonstração rigorosa de vantagem econômica, não discursos genéricos sobre modernização administrativa.
Na Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, a mudança de sede encerrou aproximadamente 20 anos de ocupação de uma torre considerada precária na região da Central do Brasil. Desde novembro de 2025, a instituição ocupa cerca de 8,7 mil metros quadrados no Presidente Business Center, na Avenida Presidente Vargas, com aluguel de mercado estimado em R$ 530,4 mil mensais. A melhoria das condições físicas pode justificar uma mudança, mas não elimina a obrigação de demonstrar quanto custava a estrutura anterior, quais alternativas foram examinadas e qual foi o impacto financeiro da transferência. Já a Polícia Civil ocupa o edifício Lavradio 162, construção com mais de 70 anos e classificação C no mercado imobiliário, com locação estimada em R$ 358 mil mensais. Nem sequer foi divulgada a metragem ocupada pela instituição, impossibilitando uma comparação minimamente consistente do custo por metro quadrado. São informações básicas que deveriam acompanhar qualquer discussão séria sobre despesas imobiliárias públicas. A ausência desses dados não comprova irregularidade, mas impede que a sociedade fiscalize adequadamente as decisões administrativas.
O problema ultrapassa esses quatro endereços. O poder público ocupa aproximadamente 261,8 mil metros quadrados de escritórios no Rio de Janeiro, área superior aos 234,2 mil metros quadrados atribuídos a Brasília nesse segmento. O aluguel médio de mercado para Governo e Administração na capital fluminense é estimado em R$ 71,24 por metro quadrado, acima dos R$ 60,07 de São Paulo e abaixo dos R$ 95,42 de Brasília. O mercado imobiliário pode comemorar a presença de grandes ocupantes institucionais, mas a administração pública precisa justificar cada compromisso assumido. A conta não termina no aluguel. Condomínio, IPTU, manutenção, segurança, energia, adaptações e custos de transição também pesam. E há outra questão frequentemente esquecida, a existência de imóveis próprios que poderiam ser aproveitados, desde que adequados às necessidades operacionais. A locação não é necessariamente um desperdício, assim como a utilização de patrimônio próprio não é automaticamente uma economia. O que não se admite é substituir planejamento demonstrável por decisões cujos fundamentos econômicos permanecem fora do alcance do cidadão.
O Rio de Janeiro não precisa de mais um espetáculo de cifras milionárias acompanhado de explicações incompletas. Precisa de contratos acessíveis, estudos técnicos, avaliações independentes, identificação dos valores efetivamente pagos, divulgação dos encargos e demonstração da necessidade de cada metro quadrado ocupado. O Ministério Público precisa dar transparência às suas próprias locações. A Dataprev precisa esclarecer integralmente a relação entre a venda de seu patrimônio e o compromisso de dez anos com um imóvel alugado. A Secretaria de Administração Penitenciária e a Polícia Civil precisam permitir que seus custos de ocupação sejam examinados com dados completos. Não se está condenando antecipadamente nenhuma instituição, nem atribuindo ilegalidade a contratos cujos documentos não foram integralmente examinados. Está-se cobrando algo elementar, responsabilidade na administração de recursos públicos. Quase R$ 49 milhões anuais em valores referenciais merecem muito mais do que manchetes e estimativas. Merecem prestação de contas. Porque dinheiro público não é patrimônio particular de quem assina contratos, escolhe endereços ou administra edifícios. A sociedade tem o direito de saber quanto paga, por que paga e qual benefício concreto recebe em t
roca.
Notícias do site: Campos 360 News








