Um grupo de congressistas, que participa do 9º Congresso Carioca e Capixaba de Educação Médica (COCCEM), realizado na Faculdade de Medicina de Campos (FMC) e promovido pela Associação Brasileira de Associação Médica (ABEM), participou nesta sexta-feira (11) e sábado (12) de um City Tour na área central de Campos, principalmente, no quadrilátero histórico. O City Tour foi uma das atividades culturais do evento. O congresso começou na quinta-feira (10) e termina neste sábado (12). O grupo foi acompanhado pelo guia de turismo, Everaldo Reis, da Secretaria Municipal de Turismo.
A médica Thaís Louvain, em Campos há 15 aos, participou do City Tour e se surpreendeu com as informações que recebeu. “Estou impressionada com tanta história e influência que Campos teve, não apenas para a história do nosso país, como para a cultura e para o desenvolvimento dessa região Norte Fluminense. Acho que esse projeto deveria chegar a outras pessoas que foram recebidas pela cidade, estão de passagem ou são daqui mesmo conheçam esses detalhes para valorizar mais a cidade”, disse a médica.
A professora universitária da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), a médica Andrea Soares, também, falou sobre a atividade. “Foi uma maravilha” Conhecemos muito sobre a história de Campos, o crescimento da cidade, os personagens principais que também foram importantes para o Brasil. Foi um passeio muito gostoso”, destaca a congressista.
A diretora regional Rio de Janeiro/Espírito Santo da ABEM, Aída Assunção, falou sobre o City Tour como atividade cultural do evento. “Foi super interessante essa atividade cultural para conhecer esses pontos turísticos próximo à FMC. O passeio foi maravilhoso!”, destaca Aída. Outra médica que participou foi a professora da FMC, Clarissa de Oliveira Peixoto, egressa da faculdade.
Estudantes de medicina também participaram da atividade cultural. “Apesar de ser campista, muitas vezes, a gente não vê a nossa cultura, arquitetura e história da nossa cidade. Esse passeio foi muito elucidador para mim, disse a estudante de Medicina, Letícia. O paulista Gabriel Ferreira, que atualmente mora em Campos, falou sobre a atividade. “Foi uma experiência maravilhosa! Sou do interior de São Paulo e faço medicina na FMC. Estou em Campos há mais de um ano e não conhecia nem um terço do que foi apresentado aqui. Gostaria de conhecer mais e entrar em alguns pontos turísticos. Foi muito enriquecedor”.
Trajeto – Os participantes conheceram um pouco mais sobre o prédio da Faculdade de Medicina de Campos, ponto de partida do City Tour; o prédio do Colégio Batista, ambos na Avenida Alberto Torres; o quadrilátero histórico formado por um conjunto de construções em volta da Praça Barão do Rio Branco, popularmente conhecida como Jardim do Liceu; Casa de Cultura Villa Maria; do Liceu de Humanidades, o Palácio Nilo Peçanha, que abriga a Câmara Municipal, onde também estão estátuas de vultos históricos de Campos, que integram um corredor cultural.