Rede Aurora

saldo-do-mes-de-julho-do-cartao-goitaca-e-liberado
Saldo do mês de julho do Cartão Goitacá é liberado
3 de julho de 2024
espaco-da-oportunidade-tem-122-vagas-no-mercado-offshore
Espaço da Oportunidade tem 122 vagas no mercado offshore
3 de julho de 2024

Pensão por morte: quem tem direito ao benefício do INSS?

02/07/2024 às 09h22min – Atualizada em 02/07/2024 às 09h22min

– Redação

O DIA

A pensão por morte é um benefício previdenciário destinado aos dependentes do segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que venha a falecer, independentemente de estar aposentado ou não.

Para ter direito a esse benefício, o falecido deve ser segurado pelo INSS, estar em “período de graça”, estar recebendo um benefício ou ter direito adquirido a algum benefício. A relação de dependentes é categorizada em três classes distintas, com uma hierarquia de exclusão entre elas.

A primeira classe inclui cônjuge, companheiro(a) e filhos não emancipados, de qualquer condição, menores de 21 anos, ou filhos inválidos ou com deficiência intelectual, mental ou grave (sem limite de idade). Se houver mais de um dependente nessa classe, o benefício é dividido igualmente entre eles.

Na segunda classe estão os pais do falecido, enquanto na terceira classe estão os irmãos não emancipados, de qualquer condição, menores de 21 anos, ou irmãos inválidos ou com deficiência mental, intelectual ou grave (sem limite de idade).

A compreensão dessa estrutura é fundamental para determinar quem tem direito à pensão por morte, assegurando que os beneficiários recebam o suporte financeiro necessário após o falecimento do segurado do INSS, salienta o advogado Átila Nunes do serviço www.reclamaradianta.com.br. O atendimento é gratuito pelo e-mail jurí[email protected] ou pelo WhatsApp (21) 993289328.