Rede Aurora

iff-seleciona-mulheres-para-cursos-profissionalizantes
IFF seleciona mulheres para cursos profissionalizantes
9 de julho de 2024
campos-registra-mais-de-15-mil-notificacoes-de-casos-de-dengue-este-ano
Campos registra mais de 15 mil notificações de casos de dengue este ano
10 de julho de 2024

Novo Centro de Imunização inicia atividades nesta terça-feira em Campos

09/07/2024 às 09h51min – Atualizada em 09/07/2024 às 09h51min

Novo Centro de Imunização inicia atividades nesta terça-feira em Campos

– Redação

PMCG

O novo Centro de Imunização do município de Campos dos Goytacazes iniciará as atividades nesta terça-feira (9) com o atendimento ao público a partir das 10h. Localizado em anexo à sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o local vai atender desde recém-nascidos até idosos. O centro vai contar com um horário de atendimento estendido, das 8h30 às 20h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 17h, aos sábados e domingos. O local passou por obras de reforma e ampliação que duraram cerca de dois meses.

A subsecretária de Saúde, Bruna Araújo, explicou o funcionamento do centro. “A vacinação de rotina no município permanece descentralizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), porém, contará com um ponto central, que também ficará responsável pelas grandes campanhas, com atendimento médico, quando necessário, para reações adversas e com a possibilidade da realização dos testes de triagem neonatal”, disse Bruna.

Bruna Araújo também falou sobre o atendimento específico para crianças prematuras. “A criança já sai da maternidade agendada para a realização da BCG e teste do pezinho, mas o Centro de Imunização também vai concentrar o agendamento desses serviços. Os testes da linguinha, orelhinha e pezinho, realizados através das maternidades, também serão realizados aqui por agendamento. Já os serviços de vacinação em geral para recém-nascido, criança e adultos serão por livre demanda”, explicou.

Um dos grandes benefícios do novo centro é a centralização da assistência e informação. “As mães ou responsáveis terão um local que oferece toda a assistência e informações necessárias. Embora a política nacional exija a descentralização das vacinas, o centro concentrará as informações e disponibilizará um telefone para contato e agendamentos”, destacou a subsecretária.

“O antigo Centro de Saúde sempre foi um local de atendimento à criança e atendimento de saúde em geral, que ao longo do tempo foi tendo uma característica mais administrativa. Com isso, entendendo que é um local privilegiado, de local centralizado, com fácil acesso por todos os moradores do município, voltamos a trazer essa referência para esse espaço”, concluiu Bruna.