Rede Aurora

arraia-do-sesc-campos-vai-acontecer-neste-fim-de-semana
Arraiá do Sesc Campos vai acontecer neste fim de semana
1 de julho de 2024
cinesesc-exibe-em-junho-mostra-de-filmes-latino-americano
CineSesc exibe em junho mostra de filmes latino-americano
1 de julho de 2024

A 15ª edição do Parlamento Juvenil da Alerj está chegando

Foto: Divulgação

A gestão do Parlamento Juvenil iniciou nesta segunda-feira (17), uma série de visitas a diversos municípios do estado. O objetivo dos encontros é a divulgação do início das inscrições para a 15ª edição do Projeto da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) em parceria com a Secretaria Estadual de Educação.

De acordo com o coordenador, o deputado Danniel Librelon (REP), a 15ª edição do Parlamento Juvenil está cada vez mais perto.
“No próximo dia 24 vamos iniciar a primeira etapa do projeto: as inscrições. Nesta etapa, é de suma importância que todos os jovens da Rede Estadual de ensino do Estado do Rio de Janeiro tenham conhecimento do que é o Parlamento Juvenil e de como ele funciona. Por isso, é fundamental que realizemos visitas em cidades estratégicas que não tiveram representatividade nas edições anteriores”, destacou.
Natália Toledo, gestora do projeto, atentou que é fundamental continuar fomentando o protagonismo dos jovens na política.
“É necessário que o projeto seja cada vez mais divulgado, tornando-se um evento conhecido e esperado a cada ano pelos futuros deputados estaduais juvenis. O objetivo deste ano é que os 92 municípios tenham um representante, e a Equipe Parlamento Juvenil só vai parar quando alcançarmos os quatro cantos do Estado Fluminense”, garantiu.

A agenda começou na Escola Estadual Roberto Montenegro em Angra dos Reis, Costa Verde. O diretor da unidade, Fellipe Pagano, avaliou sobre a relevância da participação dos estudantes no Parlamento Juvenil.

“Acho que a divulgação é de extrema importância para dar mais visibilidade ao projeto, que é de extrema importância, pois está trabalhando, desenvolvendo o senso crítico do aluno, sua cidadania e a preocupação com o meio em que vive, buscando sempre a melhoria.  E nada mais justo, porque são eles que estão vivendo esse cotidiano, os problemas de suas cidades, do seu entorno.  E assim podem saber o que precisa ser melhorado, e o que precisa se buscar para que isso aconteça”, pontuou.

Em Paraty, a equipe do Parlamento Juvenil visitou o Colégio Estadual Almirante Álvaro Alberto. A Diretora Adjunta da unidade, Marcia Vania Bernardo, falou sobre a importância da divulgação do Parlamento Juvenil.

“Primordial é que eles começam a ter voz mais do que nunca. Acho que o projeto é uma abertura de oportunidade para nossos jovens, porque se a gente deixar, ficam somente a frente da tela, mas não participam ativamente. Portanto, o Parlamento Juvenil faz parte dos processos de transformação dos nossos jovens”, afirmou.

Ainda essa semana, o Parlamento Juvenil passará por Sapucaia, Petrópolis, Cabo Frio, Maricá e Macaé.

O PROJETO
 O programa é voltado a adolescentes entre 14 e 17 anos que estejam cursando o 1º ou o 2º ano do ensino médio na rede pública estadual de ensino. Através desse programa realizado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) em parceria com a Secretaria de Educação (Seeduc) – cada uma das 92 cidades do estado pode ter o seu representante juvenil, que será eleito em um único turno, para viver uma experiência imersiva como deputado estadual por uma semana, com direito a formulação de projeto de lei e votação em Plenário.